terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Visita de Estudo - Aljubarrota

No próximo dia 25 de Março 2009, as turmas do 8º E/F irão visitar o Campo Militar de São Jorge, onde ocorreu a Batalha de Aljubarrota, seguindo para o Mosteiro da Batalha (monumento erigido devido à vitória portuguesa nesta batalha).

A visita insere-se no âmbito da disciplina de História e está a ser promovida pela professora Teresa Ferreira do Amaral.
O Campo militar de S. Jorge

" O campo de S. Jorge testemunha o local onde se travou, a 14 de Agosto de 1385, uma das raras grandes batalhas campais da Idade Média entre dois exércitos régios e um dos acontecimentos mais decisivos da história de Portugal. À escala medieval, considera-se um acontecimento da maior importância política, diplomática e militar. No campo militar significou a inovação de uma tática, onde os homens de armas apeados foram capazes de vencer a poderosa cavalaria medieval; No campo diplomático, permitiu a aliança entre Portugal e Inglaterra, que perdura até aos dias de hoje; No aspecto político, resolveu a disputa que dividia o Reino de Portugal do Reino de Castela e Leão, permitindo a afirmação de Portugal como Reino independente. Tornou possível também que se iniciasse uma das épocas mais grandiosas da história de Portugal, a época dos descobrimentos.
A 14 de Agosto de 1385, no planalto onde hoje se situa a aldeia de S. Jorge, concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria, confrontaram-se dois pretendentes ao trono de Portugal: D. João I de Castela e Leão, e o D. João I, Mestre de Avis, que fora aclamado Rei de Portugal, quatro meses antes, nas Cortes de Coimbra. O exército castelhano era numérica e militarmente superior ao português. D. Nuno Álvares Pereira, com o seu pequeno grupo de cavaleiros e peões, implementou um sistema táctico antes e durante o confronto que levou Portugal à vitória."

Para mais informações clique AQUI.

Sem comentários: