segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

REGICÍDIO


Faz esta semana 101 anos sobre este acontecimento que mudou o rumo da nossa história. Pois foi o golpe mortal, na já muito doente Monarquia, e abriu o caminho para a implantação da República em Outubro de 1910.
Segue-se um artigo de um jornal da época em que é relatado o acontecimento:

O REI D. CARLOS E O PRÍNCIPE REAL ABATIDOS A TIRO NO TERREIRO DO PAÇO

" Lisboa, 1 de Feveiro de 1908

Eram 5 e 30 da tarde. Quando a carruagem que transportava o rei, a rainha e os príncipes, regressados de Vila Viçosa, voltava do Terreiro do Paço para a rua do Arsenal, soaram tiros. Um popular aproximou-se da carruagem descoberta e desfechou uma carabina sobre o rei. A rainha, o príncipe real D. Luís Filipe e o infante D. Manuel levantaram-se para proteger D. Carlos mas dois novos tiros disparados por outro indivíduo atingiram mortalmente D. Luís Filipe. D. Manuel ficou ferido num braço. A rainha procurou afastar os agressores, o cocheiro fustigou os cavalos e entrou, com a carruagem crivada de balas, no pátio do Arsenal.
Os regicidas Manuel da Silva Buíça e Alfredo Luís Costa, foram imediatamente abatidos. Um oficial de ourives, José Sabino Costa, que ia colocar uma carta no correio, foi tido também como regicida e morto por engano.
Os vários tiros disparados no local feriram alguns populares, que tiveram de ser socorridos.
À noite, os cadáveres do rei e do princípe foram levados, sob escolta, para o Palácio das Necessidades, onde foram recebidos pelo médico de serviço, D. Tomás de Melo Breyner".
in Vários, Diário da História de Portugal, Selecções do Reader´s Digest
Para mais informação clique AQUI.

Sem comentários: