segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Humberto Delgado


Faz esta semana 44 anos que foi encontrado perto de Badajoz o corpo daquele que ficou para a História como o "General Sem Medo".

Crime Político

Badajoz, 13 de Fevereiro de 1965

" Foram encontrados dois cadáveres, no campo de Villanueva del Fresno, a 3 Km da fronteira portuguesa. Segundo investigações já efectuadas, trata-se dos corpos do general Humbert Delgado e da sua secretária, a brasileira Arajir Campos.
Não estão esclarecidas as circunstâncias do crime. A censura é extremamente rigorosa a este respeito. É certo que alguém matou o General Sem-Medo, em torno de cujo o nome militava uma parte da oposição ao actual regime político português.
Atribui-se o crime à PIDE, mas não falta quem queira encontrar outras explicações."

in Diário da história de Portugal, Selecções do Reader's Digest


Humberto Delgado personifica a oposição ao regime ditatorial de Salazar, que vigorou no nosso país entre 1933 e 1974.
A sua candidatura a Presidente da República em Maio de 1958, contando com o apoio da oposição, fez tremer o Salazarismo e entusiasmou a população.
Devido à manipulação dos resultados eleitorais, acabou por vencer o candidato do governo, o Contra-Almitante Américo Tomás.
Humberto Delgado, perseguido pelo governo, refugiou-se no Brasil.
Acabou por ser vítima de uma armadilha política, que o leva à fronteira espanhola, onde será assassinado, conjuntamente com a sua secretária.


Para mais informações cilque AQUI

Sem comentários: