sábado, 28 de fevereiro de 2009

HOMENAGEM A UM PATRIOTA


No próximo dia 26 de Abril, o Papa Bento XVI vai canonizar, em Roma o Beato Nuno de Santa Maria, mais conhecido como D. Nuno Álvares Pereira (Condestável de Reino). Este Homem através do apoio incondicional a D. João I e do se génio (Táctica do quadrado), permitiu que Portugal se mantivesse independente e escreveu uma das mais honrosas páginas da nossa história: a Vitória na Batalha de Aljubarrota.

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas, através deste modesto artigo, rende a este grande vulto da história a sua homenagem.

Seguem dois artigos sobre alguns dos seus muitos feitos:


PÂNICO NO ALENTEJO, NUNO ÁLVARES CAPITÃO


Lisboa 1834

" Chegaram ao Alentejo notícias dos muito danos que as tropas castelhanas vêm fazendo nas terras fronteiriças de Entre Tejo e Guadiana. Cortam vinhas e olivais, estragam as searas, espalham o medo por toda a parte. Os povos pedem ajuda.

Contra o conselho do Doutor João das Regras, que propunha um capitão mais experiente das coisas da guerra, o Mestre escolheu Nuno Álvares Pereira, um jovem fidalgo filho de D. Álvaro Gonçalves Pereira, Prior do Hospital, e neto do grande arcebispo de Braga D. Gonçalo Pereira. Nuno Álvares Pereira desde o início da crise pôs-se denodadamente ao lado do Mestre, e foi o único membro da alta nobreza que tomou tal atitude"



OS CASTELHANOS ATACAM NO SUL


Fronteira, 6 de Abril de 1834


"Fortes contigentes de cavalaria castelhana penetraram no Alentejo e devastaram as regiões fronteiriças. Nuno Álvares foi ao seu encontro com a sua pequena hoste de camponeses mal armados e, no sítio dos Atoleiros, perto da vila de Fronteira, deu batalha aos esquadrões invasores e desbaratou-os. Esta vitória deve-se à táctica usada pelo capitão português, que dispôs os seus homens em quadrado no terreno e aguardou que o adversário o atacasse. A cavalaria senhorial não conseguiu levar a melhor sobre a infantaria popular.

Este Nuno Álvares «foi o primeiro que da memória dos homens até este tempo fez batalha pé terra em Portugal e venceu», isto é, foi o primeiro a opor a força popular da infantaria às tropas senhorias que lutam a cavalo."


In Diário da História de Portugal, das Selecções do Reader's Digest


Para mais informações sobre D. Nuno Álvares Pereira clique AQUI.

Sem comentários: