quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Carnaval- origem e curiosidades

Pesquisa e trabalho realizado por: Rafael Alves, Rui Pedro, Diogo Melo e Tiago Pereira, 7º D


Os gregos e os romanos comemoravam as suas colheitas (saturnais a 17 de Dezembro e lupercais a 15 de Fevereiro), através das quais deram origem às festas do carnaval.


O Carnaval Pagão começa quando Pisistráto oficializa o culto a Dionísio na Grécia, no século VII a.C. e, termina, quando a Igreja Católica adopta a festa em 590 d.C.
O Carnaval Cristão passa a existir quando a Igreja Católica oficializa a festa, em 590 d.C. Antes, a instituição condenava a festa pelo seu carácter “pecaminoso”. No entanto, as autoridades eclesiásticas da época viram-se num "beco sem saída" e já não era possível proibir o Carnaval. Foi então que houve a imposição de cerimónias oficiais sérias para conter a libertinagem. Mas esse tipo de festa contrariava as características do Carnaval: o riso, a brincadeira...
Só em 1545, no Concílio de Trento, que o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular de rua. Em 1582, o Papa Gregório XIII transforma o Calendário Juliano em Gregoriano e estabelece as datas do Carnaval.
O cálculo é um pouco complexo. Determina-se o equinócio da primavera, que ocorre entra os dias 21 e 22 de Março no hemisfério norte. O domingo de Carnaval é sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa.
Ao longo dos tempos o Carnaval foi marcado por acontecimentos pitorescos, por exemplo:
- Em Palermo, na Itália, o costume de atirar ovos e fruta podre a quem passava na rua foram proibidos no final do século XVI. Mas as mulheres continuaram a poder atirar água da janela aos transeuntes, mas tinha que ser limpa...
- Na Alemanha, em Wutemberg, a segunda-feira de carnaval era sagrada para as mulheres, que ficavam donas da cidade durante todo o dia, enquanto os homens ficavam em casa, impedidos sequer de as observar a partir da janela. As mulheres tomavam conta do edifício da Câmara Municipal, onde o burgomestre e os conselheiros - os únicos homens admitidos - eram obrigados a servir-lhes salsichas e cervejas.
- O Carnaval brasileiro surge em 1723, com a chegada de portugueses das Ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. A principal diversão dos foliões era jogar água nos outros. O primeiro registro de baile é de 1840.












Sem comentários: