terça-feira, 26 de maio de 2009

O 28 de Maio de 1926

Passam este ano 83 anos, sobre o golpe de Estado que pôs fim à Iª República e deu início em Portugal, a uma Ditadura que vigorou até 1974.

O movimento que se iniciou em Braga e foi liderado pelo general Gomes da Costa, pretendeu responder a um mal-estar colectivo, de um país que estava em crise e um regime em agonia:

"A República não teve, nem tempo nem engenho, para reconverter o país profundo.
Apoiou-se na pequena burguesia urbana e em elites intelectuais, mas não atingiu nem o país rural e católico nem grandes franjas das massas operárias.
A instabilidade política, os jogos partidários, o clima de revolução permanente, os conflitos no parlamento, as greves constantes, a paralisia da administração, que não permitia a melhoria de vida das populações, afastaram o país real do sistema. O que se passa em Lisboa pouco interessava à província, que não se envolvia em malabarismos políticos mas exigia progresso e ordem. A Igreja e o Exército eram ainda as únicas instituições que representavam a disciplina e os valores tradicionais.
No plano económico, a situação era precária. Só em 8 anos (1917-1925) houve 200 greves. O custo de vida atingiu os 200%. a guerra criou novas fortunas. O mundo dos negócios e da finança necessitava de regras claras e de estabilidade. A moeda desvalorizou-se, não havia investimento na indústria. Portugal não passava de um satélite da economia inglesa.
O país asfixiava. queria ordem na rua e na administração. O descontentamente atingiu todos os sectores."
José Hermano Saraiva

Para mais informação clica AQUI

Sem comentários: