terça-feira, 19 de maio de 2009

Uma Portuguesa no Trono de Inglaterra

Foi no dia 21 de Maio de 1662 que a Infanta Portuguesa, D. Catarina de Bragança, filha do Rei D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, casou com o rei inglês, Carlos II.
Foram morosas e difíceis as negociações que conduziram a esta aliança e o dote da princesa foi magnífico: a cidade de Tânger, no Norte de África, Bombaim com a sua fortaleza, na Índia, a liberdade de comércio para os navios ingleses em todos os portos do Brasil e dois milhões de cruzados.
Esta princesa introduziu novos hábitos na sua nova corte, sendo o mais conhecido, o chá das cinco ou "Five o'clock tea".
Segue-se o relato feito por ocasião do casamento:

"Londres, 21 de Maio de 1662
As aclamações e os festejos em honra da nova rainha são deslumbrantes. O casamento realizou-se em Portsmouth e dele foi lavrado o seguinte assento:
«Na presença de grande parte da nobreza dos domínios de Sua Majestade de Portugal em Maio de 1662 foram casados em Portsmouth (Igreja Domus Dei) pelo Bispo Lord de Londres, Golbert, a Ilustríssima Princesa D. Catarina, Infanta de Portugal, com o Augusto soberano Lord Carlos Ii Rei da Grã-Bertanha, França e Irlanda, Defensor da Fé»
Os reis vão morar no palácio de Whitehall.
As festas em Lisboa, por ocasião do embarque, não foram menos deslumbrantes. Ficaram memoráveis o cortejo de grande gala que acompanhou a infanta e as touradas que se realizaram no Terreiro do Paço.
Houve três dias de corridas de touros e ergueram-se dez arcos triunfais que se armaram com colchas, sedas, telas e outros ornatos de preço. O arco dos prateiros, à entrada da sua rua, era coberto de prata. Os outros tinham pinturas e ornatos de ouro e prata, todos muito ricos"

in Diário da História de Portugal, Selecções do Reader's Digest


Para mais informação aconselhamos a leitura do livro "Catarina de Bragança" de Isabel Stilwell ou então clique Aqui

Sem comentários: