quarta-feira, 15 de abril de 2009

Abrilada


O mês de Abril é para nós portugueses símbolo de revoltas em relação ao poder instituído. Exemplo disto temos a Revolução do 25 de Abril de 1974, da qual falaremos na próxima semana, mas também a tentativa levada a cabo pelo Infante D. Miguel a 30 de Abril de 1824, de acabar com o regime Liberal instituído através da Revolução Liberal de 1820.

Assim neste dia, ao romper da manhã, altas personalidades da corte e do governo (Marquês de Palmela, os Condes de Vila Flor e de Paraty assim como outros fidalgos e militares) foram presas. O Conde de Subserra(ministro da guerra) recebeu ameaças de morte, só não tendo morrido, por ter sido salvo pelo embaixador francês, Hyde Neuville. Era claro o propósito de eliminar os mais fiéis e mais próximos colaboradores do rei.
Durante 9 dias perseguiram-se todos aqueles que demonstravam simpatia pelas ideias moderadas/Liberais.
D. Miguel chegou a ordenar o bombardeamento(dezasseis tiros de canhão, disparados do forte de São Julião da Barra) de uma fragata inglesa, onde se encontrava refugiado o ministro da guerra, o Conde de Subserra.
O rei protegido pelo corpo diplomático, refugiou-se a bordo, de uma outra, fragata inglesa, de onde, no dia 9 de Maio, demitiu o infante D. Miguel do cargo de comandante-em-chefe dos exércitos, exigiu a sua rendição e a libertação dos inúmeros prisioneiros políticos, encarcerados desde 30 de Abril.
O golpe falhou. As tropas foram fiéis ao Rei. D. Miguel foi coagido a abandonar o país. O pretexto é viajar pelas cortes da Europa, mas na realidade é um exílio forçado.

Para mais informações clique AQUI

Sem comentários: