quarta-feira, 22 de abril de 2009

25 de Abril de 1974





A Democratização de Portugal


A Revolução do 25 de Abril derrubou o Estado Novo e fez renascer em Portugal uma República plena de ideias novas e democráticas que o General Spínola (Junta de Salvação Nacional) leu à população ainda os cravos estavam viçosos.
Enquanto não foi redigida a nova Constituição (1976), iniciou-se o processo de rumo à democratização do país com extinção da PIDE/DGS (Policia Política) e da censura, a marcação das eleições legislativas e a discussão sobre o fim da guerra colonial.
Portugal reconheceu a independência das colónias e negociou a sua descolonização (1975).
Realizaram-se as primeiras eleições livres para a Assembleia Constituinte, em 25 de Abril de 1975, na qual participaram mais de 90% dos cidadãos.
A estas eleições concorreram vários partidos políticos. Os deputados eleitos trabalharam na elaboração da Constituição que foi aprovada pela maioria da Assembleia, sendo publicada a 2 de Abril de 1976.

Esta Constituição de cariz democrático deu a todos os portugueses DIREITOS, LIBERDADES e GARANTIAS individuais e de cidadania.
Já no ano 2000, Portugal foi visto como uma República Democrática pertencente a União Europeia, rumo ao FUTURO.


SÍMBOLOS E IMAGENS
Marcam o dia da Revolução e figuram na galeria da nossa memória colectiva. A Revolução dos Cravos, Grândola, Vila Morena, Salgueiro Maia, "O Povo Unido Jamais Será Vencido"... são algumas dessas memórias. Aqui podes encontrá-las. http://www.scribd.com/doc/13893014/SIMBOLOS-formacao

Sem comentários: