quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Amnistia Internacional


Organização Internacional dedicada aos direitos humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos..

A visão da Amnistia Internacional Portugal é a de um mundo em que cada pessoa desfrute de todos os Direitos Humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e noutros padrões internacionais de Direitos Humanos, e em que Portugal seja um modelo na sua promoção e defesa.








segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

10 de Dezembro de 1948


A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada neste dia, no ano de 1948, estando traduzida para mais de 330 línguas diferentes.
Desenvolve os teus conhecimentos sobre este importante documento em www.unhchr.ch/udhr/lang/por.htm

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dia da Restauração


Hoje, dia 1 de Dezenbro, comemora-se o "Dia da Restauração da Independência" em homenagem aos acontecimentos do dia 1 de Dezembro de 1640 e que puseram fim a 60 anos de União Ibérica.
O período da União Ibérica (Portugal e Espanha unidos pela mesma coroa) trouxe grandes prejuízos a Portugal, pelo que surgiram motins em várias cidades do país contra o domínio filipino (FilipeI, FilipeII e FilipeIII).
Perante os encargos a que o governo de Espanha obrigava o país, generalizou-se o descontentamento popular e não só. Um grupo de nobres organizou, em Lisboa, uma conspiração para restaurar a independência. Nascia o dia 1 de Dezembro de 1640, quando os conspiradores invadiram o palácio da governadora espanhola -a duquesa de Mântua - e proclamaram a restauração da monarquia e independência de Portugal.
Reuniram-se, então, Cortes em Lisboa, onde o duque de Bragança foi aclamaddo rei de Portugal, com o título de D. João IV, dando origem à última dinastia portuguesa -Dinastia de Bragança.